Entende-se por Trabalho, ensaios (distintos de revisão de literatura), estudos e resultados de pesquisa abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Não serão aceitos textos que se restrinjam a capítulos de tese ou dissertação, revisão bibliográfica ou relato de experiência.
O texto deverá ter forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências.
O julgamento obedecerá aos seguintes critérios: -
Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa. - Riqueza conceitual na colocação dos problemas. - Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação. - Interlocução com a produção da área. - Originalidade na contribuição para a área. - A avaliação dos trabalhos terá caráter classificatório.
No processo final de avaliação, dos trabalhos, aqueles que ultrapassarem o limite previsto para apresentação no GT, serão considerados excedentes, mesmo que aprovados no mérito. A estes trabalhos será garantida a publicação integral no CD-ROM do Evento e no Portal ANPEd, bem como a publicação do resumo nos Anais.
Em caso de recurso quanto à não-aceitação de trabalho, caso ele seja reconsiderado, obedecerá a seqüência da classificação já existente.
IMPORTANTE: Todos os textos aprovados para apresentação e/ou publicação (trabalho excedente), serão automaticamente publicados no Portal da ANPEd e nos anais do evento.
Formato e condições do Texto
Para submissão de um trabalho será necessário anexar dois arquivos, um contendo o texto na íntegra e o outro contendo o resumo do trabalho. Não é necessário incluir o resumo no texto na íntegra.
A formatação dos arquivos deverá seguir as normas abaixo (texto na íntegra e resumo):
Papel tamanho A4
Margem superior e inferior com 2,5 cm
Margem esquerda e direita com 3,0 cm
Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
Alinhamento: justificado
As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto e à direita (apenas para o texto na íntegra)
Cabeçalho (texto na íntegra e resumo):
O texto a ser submetido não pode ser identificado, sob pena de desclassificação por quebra de sigilo. Dessa forma, as seguintes identificações só poderão ocorrer no cabeçalho:
- Nome(s) do autor e, conforme o caso, dos co-autores
- Nomes do grupo de pesquisa, do programa de pós-graduação e da fonte de financiamento.
O Cabeçalho deverá obedecer aos seguintes requisitos (texto na íntegra e resumo):
1 "–" O título do trabalho deverá ser escrito com fonte maiúscula e em negrito
Exemplo: TÍTULO DO TRABALHO
2 "–" Dados de autoria: Sobrenome do autor, seguido de vírgula, com fonte maiúscula e em negrito. A seguir: nome do autor, barra de travessão, sigla da instituição, barra de travessão, e-mail do autor (opcional), em fonte normal e sem negrito.
Exemplo: SOBRENOME, nome do autor "–" INSTITUIÇÃO "–" autor@meuemail.com.br
Caso o trabalho tenha co-autores, o mesmo procedimento deverá ser adotado.
Exemplo: SOBRENOME, nome do autor "–" INSTITUIÇÃO "–" autor@meuemail.com.br
SOBRENOME, nome do co-autor "–" INSTITUIÇÃO "–" co-autor@meuemail.com.br
3 "–" Escolha do GT: O Autor deverá escrever GT em fonte maiúscula e em negrito, seguido de: dois pontos, nome do GT, barra e número do GT
Exemplo: GT: Nome do GT / n.00
4 "–" Agência Financiadora: colocar Agência Financiadora em negrito, dois pontos, seguindo-se o nome ou da sigla da agência de financiamento, sem negrito.
Exemplo: Agência Financiadora: CNPq
Caso o trabalho não tenha contado com financiamento, colocar "“"Sem Financiamento"“".
Exemplo: Agência Financiadora: Sem Financiamento
É permitido incluir informações adicionais no texto na íntegra (nome do programa, titulação do autor, nome do orientador, etc), como nota de rodapé, logo após o nome do autor ou co-autor. No entanto, a nota de rodapé deverá ser inserida por meio de recurso do Word e não manualmente. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos em sua barra de ferramentas do Word: 1) selecionar opção "“"inserir"“"; 2) selecionar "“"notas"“"; 3) selecionar "“"nota de rodapé"“".
Exemplo:
SOBRENOME[1], nome do autor "–" INSTITUIÇÃO "–" autor@meuemail.com.br
O seu cabeçalho deverá ficar assim:
TÍTULO DO TRABALHO
SOBRENOME, nome do autor "–" INSTITUIÇÃO "–" autor@meuemail.com.br
GT: Nome do GT / n.00
Agência Financiadora: CNPq
Número de Caracteres:
O texto na íntegra deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerados os espaços. A contagem incluirá:
Título do trabalho
Texto
Notas de rodapé
Referências
Quadros ou tabelas
O resumo deverá conter no máximo 1300 caracteres, considerados os espaços.
Como contar os caracteres de seu trabalho utilizando a ferramenta do Word:
Contagem dos caracteres totais de seu texto
Para contar os caracteres de seu texto, siga os seguintes passos:
1. No Word, clique na opção Ferramentas e, nela, na opção Contar palavras.
2. Aparecerá uma caixa com as estatísticas. Selecione a opção Incluir notas de rodapé e notas de fim.
Textos que não atendam a tais especificações serão automaticamente excluídos.
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[1] Nome do seu programa, do coordenador e informações complementares.